17.8.05

O Autor: biografia

José António Barreiros, advogado, nascido em 1949, tem-se dedicado nos últimos anos a investigar as redes de espionagem estrangeira em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.
(1) «A Lusitânia dos Espiões», uma colectânea de artigos que editara na imprensa sobre o tema;
(2) «O Espião Alemão em Goa-Operação Longshanks», um relato de um incidente ocorrido em 1943 no porto de Mormugão, em que um comando do SOE britânico tentou apresar navios cargueiros do Eixo estacionados naquele porto neutral;
(3) «O Homem das Cartas de Londres - Rogério de Menezes», a biografia de um dactilógrafo da Embaixada portuguesa em Londres, preso em 1943 por espionagem a favor do Eixo e condenado à pena de morte, mas que o autor encontrou vivo em Castelo Branco.
Prepara actualmente um outro livro biográfico sobre a agente duplo «Treasure», Nathalie Sergueiew.
Tem colaboração dispersa em artigos na imprensa e em conferências.

2 Comments:

Blogger St. J. said...

Apesar de acompanhar a sua carreira profissional, por motivos meus também profissionais, fiquei admirado com a diversidade de temas por si já investigados nestas «áreas». Haja tempo para ler o material que tem on-line, todo bastante interessante!
Cumprimentos cordiais

30.11.06  
Blogger canhoto said...

Parabéns. Muito legal sua pesquisa, José Antonio. Sou do Brasil e cheguei até você em busca de informações sobre o Rei Carol e Madame Lupescu da Romênia, que depois daí, vieram passar uma temporada no Cassino Quitandinha no Brasil...Abraço.

2.10.09  

Enviar um comentário

<< Home


View My Stats